Metalúrgicos da Olimpus têm estabilidade até setembro

Os trabalhadores da Olimpus Industrial e Comercial, na Vila Carioca, zona leste da capital, aprovaram hoje, em assembléia, a proposta de redução de jornada de trabalho e de salário negociada entre a empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi e a comissão de trabalhadores.

Nos meses de fevereiro e março, a jornada será reduzida em 20%, os salários em 15%, e os trabalhadores terão estabilidade emprego até o dia 30 de setembro. A Olimpus fabrica alarmes e antenas e tem cerca de 200 funcionários.

Nº ACORDOS
Com este, sobe para cinco o número de acordos de redução de jornada de trabalho e de salário firmados pelo Sindicato, com a aprovação dos trabalhadores.

O Sindicato também firmou dois acordos de suspensão de contrato de trabalho com a Indebras e a Basso Componentes, com duração de até cinco meses e garantia de emprego.

“Já garantimos estabilidade no emprego para cerca de 5.600 trabalhadores dessas empresas com as quais negociamos e evitamos cerca de 1.600 demissões imediatas. O processo de negociação com as empresas que estão nos procurando também está impedindo demissões”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato.

CRITÉRIOS
As negociações seguem um critério estabelecido pelo Sindicato, que constituiu uma comissão, integrada por técnicos, advogados e economistas do Dieese (órgão de assessoria econômica dos sindicatos) para negociar com as empresas. Além disso, as empresas que procuram o Sindicato para negociar precisam comprovar queda de produção e dificuldades financeiras.