Os cerca de 200 trabalhadores da Metalúrgica Oriente, fabricante de metais sanitários na zona leste, encerram nesta quarta-feira, 20 de junho, uma greve que durou 22 dias, em protesto à falta de pagamento de salário, depósitos do FGTS e férias, entre outros direitos.
Na assembléia realizada hoje, na porta da fábrica, foi aprovada a criação de uma Comissão de Trabalhadores que, juntamente com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e assessoria econômica do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), fará um monitoramento permanente da empresa para resolver os problemas. A assembléia foi acompanhada pelo assessor econômico Pedro Jorge de Oliveira, do TRT.
Segundo o diretor Cícero Mendonça, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que coordenou o movimento grevista e a assembléia de hoje, ficou acordado que os dias parados não serão descontados e a venda dos produtos da empresa – já garantida no mercado – será destinada tanto para os pagamentos dos trabalhadores quanto para a fabricação de novos produtos.
Os trabalhadores voltaram a trabalhar parcialmente nesta quarta-feira. Na segunda-feira, retornam os demais trabalhadores. O TRT deverá homologar este acordo na próxima semana.
Mais informações:
Cícero Mendonça – 9622-1079 – diretor do Sindicato
Empresa Oriente – 6525-9955
Assessoria de Imprensa do Sindicato:
Débora Gonçalves – 3388-1062/ 9646-0449
Val Gomes – 3388-1060