Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Metalúrgicos de São Paulo realizarão 15º Encontro de Cipeiros, na quinta, 6 de agosto

nci

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizará na próxima quinta-feira, dia 6, o seu 15º Encimesp – Encontro de Cipeiros Metalúrgicos. O evento acontecerá durante a Expo Proteção – Feira Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho, no Expo Center Norte – Pavilhão Verde, na rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, zona norte de São Paulo.

O diretor Luís Carlos de Oliveira, Luisinho, coordenador do Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato, destaca que o evento vem ganhando novos espaços de discussão, como a Expo Proteção, que atrai empresários do Brasil e de outros países, que querem apresentar as novidades em equipamentos.

“Sempre fomos convidados a participar da feira e isso é importante porque abre outro campo de debate. Não somos contra o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) porque ele acaba, de certa forma, minimizando os riscos e ajudando a proteger o trabalhar de doenças e acidentes. Mas o ideal seria termos ambientes de trabalho saudáveis e seguros”, afirma Luisinho.

Para o dirigente, a segurança não pode ficar limitada ao uso do equipamento individual; deve ser acompanhada de um programa de melhoria do ambiente de trabalho. “Fazer o Encimesp na feira, no mesmo espaço onde as empresas apresentam novidades em EPIs pode abrir um debate sobre isso. As empresas precisam investir mais em segurança”, afirma.

Luizinho vai ainda mais fundo na questão. “Quando o engenheiro decide criar um produto, ele estuda o ambiente produtivo. Neste estudo ele deveria analisar os riscos de doença e acidentes, ouvir os trabalhadores, que têm conhecimento acumulado e podem ajudar a desenvolver um processo de trabalho menos perigoso. É importante democratizar o debate e as decisões para evitar doenças e acidentes”, afirma.

“Nossa prioridade é a saúde e a segurança do trabalhador e precisamos avançar nas discussões sobre este tema, na conscientização do trabalhador, e exigir cada vez mais que as empresas façam investimentos nesta área a fim de preservar a integridade dos funcionários”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical.

O 15º Encimesp terá como temas: “A atuação do técnico de Segurança do Trabalho junto aos cipeiros”, A saúde do trabalhador e a Ação Sindical” e “O papel do Sindicato na Saúde do Trabalhador”. As palestras serão dadas por Marcos Ribeiro (presidente do Sindicato dos Técnicos), Eduardo Bonfim (técnico do Diesat), Ricardo Tamashiro (técnico do Dieese), Rogério Santos (assessor da SSST da Força Sindical) e os técnicos Adonai Ribeiro e Bruno de Oliveira, do Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato.

Como parte do 15º Encimesp, os cipeiros irão visitar a Feira de Proteção.