Uma única chapa, encabeçada por Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, vai concorrer às eleições da entidade marcadas para os dias 9, 10 e 11 de dezembro.
A Chapa 1 – Unidade pelo Emprego e Garantia dos Direitos dos Trabalhadores, foi lançada na última sexta-feira. O evento, realizado no Palácio do Trabalhador, reuniu cerca de mil trabalhadores e dirigentes sindicais de várias categorias.
O prazo para inscrição de chapas encerrou-se às 17h da última sexta-feira sem que fosse registrada chapa de oposição. “Temos um compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e vamos lutar para que os efeitos dessa crise financeira não estourem no colo dos trabalhadores”, afirma Miguel Torres.
Propostas da Chapa 1:
EMPREGOS EM SÃO PAULO: Lutar pela implantação de uma política de desenvolvimento industrial que mantenha as empresas na cidade e preserve os empregos.
SEGURO-DESEMPREGO: Pressionar o governo para que aumente as parcelas do seguro-desemprego, e ampare o trabalhador que for demitido por causa da crise econômica internacional.
DEMISSÃO IMOTIVADA: Pressionar os parlamentares para que aprovem a Convenção 158 da OIT, que impede as demissões sem motivos.
FIM DA TERCEIRIZAÇÃO: Continuar a luta pelo fim da terceirização e do trabalho precário que tanto prejudica os trabalhadores e retira direitos.
EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO: Fundar a Escola Profissional do Sindicato e oferecer cursos de qualificação e requalificação profissional.
REDUÇÃO DA JORNADA: Continuar a luta para que toda a categoria metalúrgica seja beneficiada pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial.
SAÚDE E SEGURANÇA: Intensificar a luta por mais saúde e segurança nos locais de trabalho.
DELEGADO SINDICAL: Lutar pelo reconhecimento e estabilidade do delegado sindical.