Metalúrgicos defendem pauta trabalhista em Conselho

Foi realizada em 25 de abril no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a primeira reunião do Conselho de Competitividade de Eletroeletrônicos e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do Plano Brasil Maior.

Participaram pela bancada dos trabalhadores: Tadeu Morais, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Carlos Lacerda, Secretário de Relações Parlamentares da CNTM, e Roberto Anacleto, técnico do DIEESE (subseção CNTM).

Tadeu citou o estudo do DIEESE que demonstra que cerca de 60% dos trabalhadores da indústria de transformação passam pelo processo de rotatividade. “Precisamos de contrapartidas para os trabalhadores dentro das propostas apresentadas pelo governo, pois até o momento só se falou em redução de impostos e tributos e financiamento para as empresas”.

Lacerda reforçou a importância destes setores em debate (eletroeletrônico e TIC) na geração de emprego e renda na Região Norte, evitando-se assim a busca por empregos que comprometam a sustentabilidade ambiental e social.
“O movimento sindical apresentou posições para melhorar as condições de trabalho e garantir os direitos dos trabalhadores”, afirma Anacleto.

Clique aqui e saiba mais sobre a reunião