Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Metalúrgicos homenageiam patrono TIRADENTES

Tiradentes para colorir

Rendemos neste 21 de abril de 2020 mais uma homenagem ao patrono da categoria metalúrgica, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, morto em 1792.A escolha do patrono aconteceu em 1956, na 1ª Conferência Nacional dos Metalúrgicos, realizada em Volta Redonda (RJ), onde foi instalada a Usina de Volta Redonda, a primeira usina siderúrgica do Brasil. Esta data também foi escolhida como Dia Nacional dos Metalúrgicos.

Considerado o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes foi escolhido patrono pelo seu exemplo de luta pela liberdade. Sua figura representa a luta e o anseio permanentes pela liberdade do homem, contra a opressão e a tirania e contra a exploração das riquezas.

“Tiradentes foi enforcado e esquartejado por defender ideais que iam contra os interesses dos poderosos da época. Temos ainda um Brasil muito desigual, com exploração, exclusão e constantes ataques aos direitos da classe trabalhadora. Mas a luta por um Brasil desenvolvido e um futuro melhor para toda a população, com saúde, emprego e renda, não para! Viva Tiradentes, Viva os Metalúrgicos. A luta faz a lei!, diz Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Força Sindical e CNTM.

Tiradentes esquartejado. Óleo sobre tela de Pedro Américo, 1893

História

Tiradentes lutou pela independência do Brasil num período em que o país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama revoltavam a população.

Na cidade de Vila Rica (Minas Gerais) e região eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas do Brasil. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal. Tinha como lema “Libertas Quae Sera Támem”, que quer dizer, na tradução para o Português: “Liberdade Ainda Que Tardia”

Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais, a mando do Imperador. Os inconfidentes foram presos e julgados. Para defender seus amigos, Tiradentes assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte por enforcamento, em 21 de abril de 1792.

O governo fez questão de mostrar em praça pública o seu sofrimento, a fim de inibir a população de fazer manifestações contrárias.