Metalúrgicos invadem Tyco Dinaço após anúncio de demissões

Os cerca de 160 trabalhadores metalúrgicos da Tyco Dinaço, fabricante de tubos na zona oeste, ocuparam a fábrica na manhã desta segunda-feira(19 de janeiro), depois de receberem carta da empresa anunciando o fechamento da unidade e a demissão de todos os funcionários.

Os trabalhadores receberam a carta no sábado passado, em casa, e comunicaram o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que deliberou por ocupar a fábrica e impedir a retirada de materiais.

“Se a fábrica vai fechar, queremos o pagamento de todos os direitos e um pacote de benefícios”, afirma David Martins, diretor do Sindicato. A empresa informou que só poderá dar uma resposta às reivindicações na terça-feira (20/01) à tarde.

A empresa, segundo o diretor do Sindicato, disse que a ordem da matriz (multinacional norte-americana) é fechar a planta de São Paulo e transferir a produção para Caxias do Sul.

Paralisação na Bor e Barrote Ortega

Os cerca de 40 trabalhadores da Bor Ind. e Com Ltda e da Barrote Ortega, fabricantes de peças em geral, no Tatuapé, zona leste, estão com as atividades paralisadas por causa do não pagamento da PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) de 2008 (R$ 450) e da não concessão de férias vencidas.

O Sindicato está pedindo a instauração de dissídio coletivo junto ao TRT para resolver a situação, segundo o diretor José Luiz de Oliveira.