“Foi expressiva a participação dos metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes no 11 de Julho – Dia Nacional de Luta em defesa da Democracia e dos direitos dos Trabalhadores.
Em toda a nossa base ocorreram protestos, passeatas e manifestações, intensificando de forma organizada, pacífica e consciente o movimento unificado das centrais sindicais por desenvolvimento do País, com melhorias para a classe trabalhadora e avanços sociais.
A mobilização reforçou a Agenda da Classe Trabalhadora (2010) e as reivindicações da 7ª marcha em Brasília (março de 2013), com destaque para o fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial, reajuste digno para os aposentados, mais investimentos em saúde, educação e transporte público de qualidade, reforma agrária e fim do projeto de lei 4330 que amplia e a terceirização.
Esperamos que o governo federal e o Congresso Nacional, atualmente mais sensíveis ao clamor popular, deem também mais atenção ao que estamos reivindicando para a classe trabalhadora e para o povo brasileiro. Cumprimos, enfim, no Dia Nacional de Lutas, mais uma etapa de nossa missão sindical de apontar caminhos para um Brasil melhor, com justiça social e cidadania. O próximo passo é manter a mobilização diária nas portas de fábrica, participar das futuras ações do movimento sindical unificado e exigir mudanças.
Agradeço todos os trabalhadores metalúrgicos que apoiaram e participaram do dia Nacional de Luta e os diretores e assessores do Sindicato que deram mais um exemplo de organização da categoria em uma ação coletiva que entra para a história do movimento sindical brasileiro”.
Miguel Torres
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, CNTM e vice-presidente da Força Sindical