Metalúrgicos vão parar fábricas dia 8

Diante da falta de uma contraproposta salarial e de disposição para negociar, por parte do grupo patronal 2 – setores de máquinas e eletroeletrônicos -, os sindicatos metalúrgicos da Força Sindical no Estado de São Paulo notificaram os representantes patronais que vão começar a parar as empresas destes setores a partir da próxima quarta-feira, dia 8 de outubro.

“Entregamos nossa pauta de reivindicações no dia 4 de setembro, eles vieram com apenas metade da comissão de negociação e disseram que só depois da assembléia patronal, ainda sem data marcada, vão nos dar uma resposta. É um desrespeito para com os trabalhadores”, disse Miguel Eduardo Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, ao final da reunião de negociação com o Grupo 2.

A negociação foi realizada na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, na rua Pará, 66. Os sindicatos já estão se reunindo com outros grupos patronais, “que estão demonstrando boa vontade em negociar”, segundo Miguel.

De acordo com o sindicalista, a comissão de negociação dos trabalhadores decidiu, também, notificar as empresas dos setores de máquinas e de eletroeletrônicos para negociar em separado e evitar a greve.

A categoria reivindica: Aumento salarial de 20% (inflação do período + produtividade da indústria); ratificação da Convenção 158 da OIT (contra a demissão imotivada); fim das terceirizações e do trabalho precário; jornada de 40 horas semanais sem redução salarial; valorização do piso salarial.

A campanha salarial envolve 54 sindicatos de metalúrgicos no Estado (Força Sindical), que representam 750 mil trabalhadores. A data-base é 1º de novembro.

Próximas negociações:

Dia 6 de outubro (segunda-feira) às 16h – com o grupo Sindipeças
Dia 9 de outubro (quinta-feira) às 9h – com o grupo Sindisider (siderurgia)
às 10h – com o grupo Fundição
às 14h – com o grupo Sindifupi (funilaria e pintura)
às 15h – com o grupo Sicetel (trefilação e laminação de metais ferrosos)

Local: Federação dos Metalúrgicos – Rua Pará, 66

Leia também
Miguel Torres mobiliza a categoria
Confira mais imagens da mobilização
Diretor Milton Brum organiza assembléia da Campanha 2008      
O diretor Luisinho com os trabalhadores da Cosinox      
Miguel Torres e Paulinho da Força com os trabalhadores na Vila Liviero   

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato