
As sindicalistas da Força Sindical realizaram nesta terça, 1 de julho de 2025, reunião presencial e on-line para debater a participação na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, sob a coordenação do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro de 2025.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a iniciativa busca a ampla participação das diversas vozes de mulheres representadas por entidades, organizações e movimentos sociais, estabelecendo um diálogo entre sociedade civil e órgãos de promoção de políticas para as mulheres municipais, estaduais e do Distrito Federal, além do governo federal.
Durante a reunião, também se falou da realização das Conferências Livres que acontecem entre os dias 28 de abril e 15 de agosto.
Essas Conferências Livres, explica Maria Auxiliadora, secretaria de Política para as Mulheres da Força, são os espaços idealizados para que as contribuições das mulheres em sua diversidade – pescadoras, marisqueiras, quilombolas, LBTs, entre outros grupos – cheguem na etapa nacional e sejam validadas pelas conferencistas. “É muito importante a participação de todas para juntos debatermos propostas”.
Ela também adiantou que a Força pretende fazer uma conferência nacional no dia 30 de julho. “Precisamos definir quais serão as delegadas na Conferência de Políticas para Mulheres”, afirmou.
Participaram os(as) dirigentes da Força, também diretores(as) do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes: Juruna (secretário-geral da Força), Geraldino (secretário de política sindical da Força), Luisinho (secretário de secretário Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho), Alsira e Leninha e as companheiras Marta, Lucilene e Renata. Também presente Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.
Fonte: Força Sindical
Fotos: Jaélcio Santana
Edição: Val Gomes


