Mulheres da Força traçam estratégias para 2014

Tiago Santana

MULHERES ORGANIZADAS – Mulheres dirigentes da Força Sindical realizaram seminário de planejamento, na sede da Força Sindical Nacional. As secretárias estaduais de 24 dos 27 estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, traçaram as ações para o ano de 2014 para ampliar as conquistas femininas. A diretora do Sindicato Leninha, que é secretária-adjunta da Secretaria de Política Nacional das Mulheres da Força Sindical, participou do encontro.

Para fortalecer a atuação das trabalhadoras na Central, a Secretaria Nacional da Mulher da Força Sindical realizou nos dias 1 e 2 de abril um seminário de planejamento das ações que serão realizadas neste ano. “Foi uma discussão ampla, sobre o que nós mulheres queremos, fizemos um diagnóstico de nossas forças e fraquezas, como vamos resolver estes desafios e nossos planos e ações”, diz a secretaria nacional Maria Auxiliadora dos Santos.

As dirigentes têm três grandes objetivos: o empoderamento das mulheres nas instâncias da Força Sindical como, por exemplo, o respeito à cota de 30% dos cargos de direção; formação continuada com a realização de cursos, seminários, formação política e sindical, além de organização enfatizando o planejamento.

Na outra ponta, as dirigentes querem mais mulheres trabalhadoras sindicalizadas. Elas lançaram a campanha da Confederação Sindical Internacional (CSI) intitulada “Cuente Con Nosotras” (Conte conosco), que compromete homens e mulheres sindicalistas a introduzirem mudanças nas práticas sindicais que garantam mais mulheres em cargos de direção e esforços concentrados para sindicalizar mais mulheres.