Necessária e produtiva viagem ao Japão e Vietnã – Miguel Torres avalia avanços e conquistas para o Brasil

 

“Companheiros e companheiras

Participei da comitiva do presidente Lula na recente viagem ao Japão e Vietnã, juntamente com Sérgio Nobre da CUT, Ricardo Patah da UGT e outros companheiros.
O balanço da viagem, com as muitas reuniões e negociações políticas acontecidas, é muito positivo.

A Embraer assinou a venda de 15 aviões para uma companhia japonesa (pode chegar a 20 aeronaves)

Foram assinados 10 acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente.

Abertura do mercado do Vietnã à carne produzida no Brasil.

Foi a segunda visita oficial do Brasil ao Vietnã. A primeira foi em 2008, e de lá pra cá o comércio entre os países disparou + de 1.400% e chegou a 7,7 bilhões de dólares (U$) em 2024 e agora vem mais!

Destaco também que esta viagem fortaleceu o relacionamento político do governo Lula com o Congresso Nacional e com o movimento sindical.

Participaram da comitiva os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), os presidentes anteriores das duas Casas, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, além de outros parlamentares, empresários e Ministros de Estado.

Estreitamos os laços com os movimentos sindicais do Japão e Vietnã, sempre em busca do fortalecimento da classe trabalhadora mundial e da solidariedade.

E nossa luta aqui é garantir que os investimentos que estão chegando ou chegarão ao Brasil gerem empregos de qualidade, com trabalho decente e bem remunerado para o nosso povo.

O governo Lula recolocou o Brasil em alto nível nas relações internacionais. Parabéns por esta política externa, abrindo mercados, trazendo recursos do mundo para o Brasil, coisas que no passado recente não tínhamos conseguido. Parabéns presidente Lula, por sua articulação. Parabéns Brasil!”.

A luta faz a lei!”

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes