O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realiza nesta terça-feira, dia 26 de outubro, em Mogi das Cruzes, o terceiro grande ato de mobilização da Campanha Salarial Unificada 2010.
O evento será realizado a partir das 8h30, na Rua Jaçanã, s/n, em frente à empresa Valtra (Bairro Brás Cubas), em Mogi das Cruzes, e reunirá cerca de 2 mil trabalhadores de várias empresas metalúrgicas do município e região.
Nos dois primeiros atos de mobilização, cerca de 15 mil trabalhadores aprovaram ir à greve, no início do mês de novembro, se os setores patronais não fizerem uma proposta decente de aumento real para a categoria.
“Vamos, portanto, colocar em votação esta possibilidade para os metalúrgicos de Mogi das Cruzes avaliarem”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato.
Assembleia Geral e Decisiva
Já no dia 29 (sexta-feira), às 18h, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato em São Paulo (Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade), realizaremos Assembleia Geral da Campanha Salarial para deliberar sobre as contrapropostas patronais que forem apresentadas até lá. “A categoria poderá decidir por acordo ou greve, se não tivermos propostas satisfatórias, sobretudo de aumento real compatível com o crescimento da economia”, afirma Miguel Torres. A campanha envolve cerca de 800 mil trabalhadores, representados por 54 entidades de metalúrgicos no Estado de São Paulo, filiadas à Força Sindical.
Com data-base em 1º de novembro, a categoria luta por:
* reajuste salarial (com aumento real e condizente com o crescimento econômico),
* valorização do piso salarial,
* licença-maternidade de 180 dias,
* qualificação profissional,
* redução da jornada de trabalho,
* combate às demissões imotivadas,
* entre outras reivindicações.