Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Nota de apoio à mobilização nacional em defesa do Fundeb

 

A Educação é um dos principais pilares do desenvolvimento econômico, social e cultural de um país. Por isto, defendemos muito mais recursos para a área, o fim do congelamento dos investimentos sociais e, neste momento, apoiamos a mobilização nacional por um novo e permanente Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O novo Fundeb pode entrar em votação na Câmara dos Deputados, em Brasília, a qualquer momento. Sobre o tema estão em tramitação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15 e o relatório da deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO): prevendo a constitucionalização do Fundeb e o dobro da participação da União de 10% para 20% na composição do fundo até 2026.

Os profissionais da Educação precisam ser valorizados e melhor remunerados e os milhões de jovens e crianças de todo o Brasil precisam ter acesso garantido às escolas e ao ensino de qualidade. O futuro da Educação para todos, de forma igualitária de oportunidades, é o futuro da Nação que almejamos: próspera, cidadã, justa e desenvolvida.

Estamos atentos a esta votação e esperamos que a vitória pela Educação se concretize com o novo e permanente Fundeb. A luta faz a lei!

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes