Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Nota de Pesar – Plínio Sarti, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados

“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do companheiro de lutas políticas, sociais e sindicais Plínio Gustavo Adri Sarti, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, o Sindnapi, da Força Sindical.

Com os nossos sinceros sentimentos, pedimos que Deus lhe dê a eterna felicidade e conforte o coração de sua família e amigos”.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes

PLÍNIO GUSTAVO ADRI SARTI, 75 anos, era advogado. Desde a juventude foi militante permanente em defesa do Estado Democrático de Direito. Sua carreira política iniciou-se no município de Sertãozinho, interior de São Paulo, onde se tornou vereador com 26 anos, chegando à presidência da Câmara.

Os intensos trabalhos desenvolvidos com vereador e nos movimentos sociais e sindicais, projetaram-no a estruturas maiores. Em 1985, tornou-se Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, em Brasília.

Em 1991, foi Secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Promoção Social do Governo do Estado de São Paulo, que também compreendia a pasta do Trabalho. Três anos após organizar a estrutura das Relações do Trabalho, em 1994, tornou-se Secretário Estadual do Trabalho (SERT).

Com destacado trabalho frente à SERT, em 1995, Plínio Sarti foi convidado a integrar o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão do Governo Federal, em Brasília, onde atuou como Secretário de Relações do Trabalho do MTE.

Com ligação direta também no movimento sindical, em 1998, Sarti foi Coordenador do Departamento Jurídico da Federação dos Metalúrgicos no Estado de São Paulo, entidade que representa mais de 700 mil trabalhadores.

Também atuou nos departamentos jurídicos de várias entidades sindicais até integrar, em 2013, a diretoria do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, como secretário-geral da entidade. Na gestão seguinte, tornou-se vice-presidente.

Com amplo trabalho no Sindinapi, somada à vasta experiência em sua história de luta por um Brasil melhor, Sarti foi nomeado para desenvolver políticas públicas para a Terceira Idade, na Secretaria Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do partido Solidariedade.

Plínio Sarti continuará sempre presente em nossos corações, lembranças e ações.

Fonte: https://www.sindicatodosaposentados.org.br/noticias/8546-luto-oficial-plinio-sarti-vice-presidente-do-sindnapi