Nota oficial sobre negociação entre portuários e governo

Negociações avançam e Força irá lutar pela obrigação das empresas requisitarem apenas trabalhadores inscritos no Ogmo

Daniel Cardoso

Deputado Paulinho da Força na mesa de negociação
em Brasaília

A Força Sindical considera positivos os pontos acordados na negociação envolvendo portuários, representantes do governo e líderes do Congresso Nacional, em relação a Medida Provisória 595, chamada de MP dos Portos. Vale ressaltar, que o acordo garante a manutenção da guarda portuária, a garantia de participação dos sindicatos nas negociações coletivas e a proibição do uso de trabalho temporário nos terminais.

Avaliamos que houve avanços significativos na negociação, por isso decidimos suspender a greve nacional prevista para acontecer no próximo dia 25 de março. Mas, alertamos que as entidades sindicais continuarão em estado de greve.

Insistimos ainda na reivindicação, que será avaliada pelo governo, de estabelecer no texto da MP a obrigação das empresas requisitem apenas trabalhadores inscritos no Ogmo (Órgão Gestor de Mão de obra).

A direção da Central Sindical comunica que ainda irá lutar no Congresso Nacional pela inclusão no texto da MP da isonomia entre portos públicos e privados e pela autonomia dos Estados.

Paulo Pereira da Silva, Paulinho
Presidente da Força Sindical