Nota oficial: sobre o orçamento de 2011

Política de valorização do salário mínimo e aposentadoria digna
 
Diante da proposta de Orçamento elaborada pelo governo, que segue hoje para o Congresso Nacional, a Força Sindical reafirma o seu compromisso de lutar para que o reajuste do salário mínimo de 2011 seja o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) mais a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e o das aposentadorias seja com valores acima do piso, seja a inflação mais 80% do PIB.

Vale destacar que o fomento do mercado interno durante as incertezas econômicas de 2008 ocorreu, principalmente, devido ao aumento do salário mínimo nesse período, que injetou bilhões na economia. Entendemos que um reajuste digno para o salário mínimo é uma forma de distribuir renda e fortalecer o mercado interno, aumentando o consumo, a produção e, consequentemente, gerando novos postos de trabalho. Ressaltamos que o aumento do mínimo ajuda a aumentar o valor do piso de diversas categorias profissionais.
 
Como a crise ficou para trás, queremos consolidar nossa economia através de bons reajustes no salário mínimo e nas aposentadorias. Lembramos que há o compromisso do governo com as Centrais Sindicais de empreender uma política permanente de valorização do mínimo até 2023.
 
Reafirmamos, ainda, a nossa disposição em acabar com o fator previdenciário, um mecanismo perverso que achata o valor das aposentadorias, prejudicando os trabalhadores.
 
Miguel Torres
Presidente em exercício da Força Sindical