
Nota sobre a taxa de juros Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025, a manutenção da Taxa Selic em 15% ao ano.
Depois da insanidade de Trump, temos o absurdo do tarifaço do Banco Central de manter a taxa Selic nas alturas.
É importante destacar que juros baixos são uma maneira de enfrentar o tarifaço do governo norte-americano.
Juros altos também irão prejudicar as negociações coletivas das categorias com data-base neste segundo semestre.
Especulação! Não há outra palavra para caracterizar mais este absurdo do Banco Central.
Manter a Taxa em 15% a.a. significa segurar o crescimento econômico e impedir a geração de emprego e renda.
Lamentamos e consideramos absurdo manter a taxa em patamar tão elevado.
Entendemos que o Banco Central perdeu uma ótima oportunidade de aproveitar-se do encolhimento da demanda mundial para fazer uma drástica redução na taxa de juros, que poderia funcionar como um estímulo para a criação de novos empregos e para o aumento da produção no País.
Manter os juros neste patamar é uma insensibilidade social, pois o crédito continuará caro. Baixar os juros é fundamental para a retomada do crescimento sustentável.
Menos juros, mais desenvolvimento!
São Paulo, 30 de julho de 2025
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes