A delegação da Força Sindical presente na 105ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, que se realiza em Genebra, classifica como importantes as discussões bilaterais ocorridas no evento. A conferência tem como tema “Trabalho Decente nas Cadeias Globais de Valor”
A delegação é integrada por Ruth Coelho, secretária de Direitos Humanos da Força Sindical; Sérgio Leite, presidente da Federação dos Químicos do ESP; Maria Auxiliadora dos Santos, secretária da Mulher; Ademir Lauriberto Ferreira, tesoureiro da Força Sindical, e Milton Araújo, presidente do Sindicato Comerciários de Jundiaí, além de Valclécia Trindade, 2ª Secretária da Força Nacional.
Segundo Ruth Coelho, a crise política, econômica e social está presente em todos os debates, lembrando os 11,4 milhões de trabalhadores desempregados no Brasil e as ameaças aos direitos trabalhistas e previdenciários. “Temos buscado a manutenção da unidade de ação das centrais sindicais para fortalecer nossa luta”, afirma.
A conferência contou com a participação do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, com quem a delegação conversou sobre a crise no Brasil e direitos trabalhistas e previdenciários ameaçados.
A delegação esteve também o presidente do TST, Ives Gandra, e com procurador do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Fleury, e com a embaixadora do Brasil em Genebra, Regina Dunlop.
Na 105ª Conferência desenvolvem-se várias atividades paralelas, enquanto os temas da ordem do dia são discutidos, como: Comissão de Aplicação de Normas, Trabalho Decente nas Cadeias Mundiais de Fornecimento, Emprego e Trabalho Decente para a Transição para a Paz, e Comissão para a Declaração.