Metalúrgicos da zona sul aprovam ir à greve pelo aumento salarial

assembleia zona sul
Trabalhadores aprovam proposta indicativa do presidente Miguel Torres, de ir à greve se não receberem proposta salarial digna

Centenas de trabalhadores metalúrgicos de várias empresas da região sul da capital participaram da assembleia regional de mobilização da Campanha Salarial, realizada na manhã desta quarta-feira, no canteiro central da Av. das Nações Unidas, em frente à MWM.

Esta foi a primeira de várias assembleias que serão realizadas em todas as regiões da capital, em Mogi das Cruzes e Poá neste mês de outubro.

miguel.“Este primeiro ato aqui na zona sul tem um caráter simbólico de lembrar que foi aqui, nas décadas de 70 e 80, que começaram muitas greves da categoria, de resgatar a nossa história e lembrar que todos os direitos hoje garantidos aos trabalhadores foram fruto da luta do movimento sindical. Nada neste país veio de graça para os trabalhadores e temos que avançar nas conquistas”, afirmou o presidente do Sindicato, Miguel Torres, lembrando da dificuldade de negociar neste momento de uma crise tão grande.

“A crise no Brasil não atinge apenas a indústria e os grandes centros, mas toda a sociedade e é fruto de uma junção de alguns fatores: aumento do desemprego, da inflação, dos juros, da falta de confiança no governo e da corrupção. E o mais preocupante é que não temos uma perspectiva de saída”, afirmou, ressaltando a importância da categoria fazer uma grande mobilização para buscar o que lhe é de direito: o aumento salarial, a valorização dos pisos e a manutenção das cláusulas sociais da convenção coletiva de trabalho.

arakem-s.O secretário-geral, Arakém, reforçou: “As negociações já começaram, estamos enfrentando uma forte recessão e nossa unidade e mobilização são importantes. Vamos mostrar ao patronato que não abrimos mão do nosso aumento e se preciso for iremos à greve”.

Votação e assembleia decisiva
Neste sentido, o presidente propôs e a assembleia aprovou: Se os patrões não apresentarem uma proposta digna de reajuste salarial, a categoria irá à greve. A assembleia decisiva de avaliação das contrapropostas patronais será no dia 28 de outubro (quarta-feira),  às 18h, no Sindicato. “Não vamos aceitar retrocesso na nossa campanha salarial”, afirmou Miguel Torres.

aprova-s.

juruna.O secretário-geral da Força Sindical, Juruna, reforçou que sem mobilização não há ganho. “A negociação apenas não garante o reajuste salarial, por isso é importante receber orientação do Sindicato, participar das assembleias para  decidir os passos futuros”, disse.


Trabalho Decente

A assembleia na zona sul foi também de reivindicação pelo Trabalho Decente, comemorado mundialmente em 7 de outubro. “O trabalho decente envolve tudo o que diz respeito ao mundo do trabalho; salário digno, condições de trabalho, assédio moral, pressão pela produção. Os trabalhadores ainda sofrem muitas agressões, principalmente as mulheres, o que mostra que temos muito o que avançar”, disse Miguel Torres.

Neco-j.O ato contou com a participação do presidente Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, também presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, que lembrou que o Brasil assinou, junto à OIT (Organização Internacional do Trabalho), o compromisso com o Trabalho Decente, e que os trabalhadores devem cobrar dos empresários, que cumpram com o que seus parceiros assinaram na OIT.

Neco destacou a importância dos metalúrgicos para as demais categorias. “Os metalúrgicos são exemplo, o que vocês conquistarem levaremos pra nós.”

Com data-base em 1º de novembro, a categoria reivindica reposição das perdas, aumento real, manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva. A campanha é unificada com outros 53 sindicatos de metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado e à Força Sindical e envolve cerca de 750 mil trabalhadores.

Diretores
A mobilização na zona sul foi organizada pelos diretores da região, Carlão, Cristina, Jamanta, Lourival, Nivaldo, Teco, Tito, Zé Silva.

Sem Título-1.

Veja abaixo o calendário das próximas assembleias:

Dia 20/10, terça-feira – Zona Leste (Itaquera)
Assembleia às 8h, na Rua Osmano Ungaretti, Itaquera (o local fica próximo ao Atacadão da Avenida Jacu Pêssego, atrás da empresa Forusi).

Dia 21/10, quarta-feira – Mogi das Cruzes
Assembleia às 8h, na Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, 200, Vila Industrial (em frente à empresa Rinnai Brasil)

Dia 22/10, quinta-feira – Zona Oeste
Assembleia às 8h, na Rua Friedrich Von Voith, 825, bairro Jaraguá, em frente à Voith (referência:  Av. Raimundo Pereira de Magalhães com Estrada do Corredor)

Dia 27/10, terça-feira – Zona Norte
Assembleia às 8h, na Rua Freire Bastos, 89, Jaçanã, (em frente à Aliança Metalúrgica, próximo ao supermercado Bergamini)

Dia 28/10, quarta-feira – Zona Leste (Mooca)
Assembleia às 8h, na Praça Lorenzetti com Av. Arno, na Mooca