Centenas de trabalhadores metalúrgicos de várias empresas da região sul da capital participaram da assembleia regional de mobilização da Campanha Salarial, realizada na manhã desta quarta-feira, no canteiro central da Av. das Nações Unidas, em frente à MWM.
Esta foi a primeira de várias assembleias que serão realizadas em todas as regiões da capital, em Mogi das Cruzes e Poá neste mês de outubro.
“Este primeiro ato aqui na zona sul tem um caráter simbólico de lembrar que foi aqui, nas décadas de 70 e 80, que começaram muitas greves da categoria, de resgatar a nossa história e lembrar que todos os direitos hoje garantidos aos trabalhadores foram fruto da luta do movimento sindical. Nada neste país veio de graça para os trabalhadores e temos que avançar nas conquistas”, afirmou o presidente do Sindicato, Miguel Torres, lembrando da dificuldade de negociar neste momento de uma crise tão grande.
“A crise no Brasil não atinge apenas a indústria e os grandes centros, mas toda a sociedade e é fruto de uma junção de alguns fatores: aumento do desemprego, da inflação, dos juros, da falta de confiança no governo e da corrupção. E o mais preocupante é que não temos uma perspectiva de saída”, afirmou, ressaltando a importância da categoria fazer uma grande mobilização para buscar o que lhe é de direito: o aumento salarial, a valorização dos pisos e a manutenção das cláusulas sociais da convenção coletiva de trabalho.
O secretário-geral, Arakém, reforçou: “As negociações já começaram, estamos enfrentando uma forte recessão e nossa unidade e mobilização são importantes. Vamos mostrar ao patronato que não abrimos mão do nosso aumento e se preciso for iremos à greve”.
Votação e assembleia decisiva
Neste sentido, o presidente propôs e a assembleia aprovou: Se os patrões não apresentarem uma proposta digna de reajuste salarial, a categoria irá à greve. A assembleia decisiva de avaliação das contrapropostas patronais será no dia 28 de outubro (quarta-feira), às 18h, no Sindicato. “Não vamos aceitar retrocesso na nossa campanha salarial”, afirmou Miguel Torres.
O secretário-geral da Força Sindical, Juruna, reforçou que sem mobilização não há ganho. “A negociação apenas não garante o reajuste salarial, por isso é importante receber orientação do Sindicato, participar das assembleias para decidir os passos futuros”, disse.
Trabalho Decente
A assembleia na zona sul foi também de reivindicação pelo Trabalho Decente, comemorado mundialmente em 7 de outubro. “O trabalho decente envolve tudo o que diz respeito ao mundo do trabalho; salário digno, condições de trabalho, assédio moral, pressão pela produção. Os trabalhadores ainda sofrem muitas agressões, principalmente as mulheres, o que mostra que temos muito o que avançar”, disse Miguel Torres.
O ato contou com a participação do presidente Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, também presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, que lembrou que o Brasil assinou, junto à OIT (Organização Internacional do Trabalho), o compromisso com o Trabalho Decente, e que os trabalhadores devem cobrar dos empresários, que cumpram com o que seus parceiros assinaram na OIT.
Neco destacou a importância dos metalúrgicos para as demais categorias. “Os metalúrgicos são exemplo, o que vocês conquistarem levaremos pra nós.”
Com data-base em 1º de novembro, a categoria reivindica reposição das perdas, aumento real, manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva. A campanha é unificada com outros 53 sindicatos de metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado e à Força Sindical e envolve cerca de 750 mil trabalhadores.
Diretores
A mobilização na zona sul foi organizada pelos diretores da região, Carlão, Cristina, Jamanta, Lourival, Nivaldo, Teco, Tito, Zé Silva.
Veja abaixo o calendário das próximas assembleias:
Dia 20/10, terça-feira – Zona Leste (Itaquera)
Assembleia às 8h, na Rua Osmano Ungaretti, Itaquera (o local fica próximo ao Atacadão da Avenida Jacu Pêssego, atrás da empresa Forusi).
Dia 21/10, quarta-feira – Mogi das Cruzes
Assembleia às 8h, na Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, 200, Vila Industrial (em frente à empresa Rinnai Brasil)
Dia 22/10, quinta-feira – Zona Oeste
Assembleia às 8h, na Rua Friedrich Von Voith, 825, bairro Jaraguá, em frente à Voith (referência: Av. Raimundo Pereira de Magalhães com Estrada do Corredor)
Dia 27/10, terça-feira – Zona Norte
Assembleia às 8h, na Rua Freire Bastos, 89, Jaçanã, (em frente à Aliança Metalúrgica, próximo ao supermercado Bergamini)
Dia 28/10, quarta-feira – Zona Leste (Mooca)
Assembleia às 8h, na Praça Lorenzetti com Av. Arno, na Mooca