Terminou nesta quinta, dia 14, o 37º Congresso do UAW, Sindicato dos Metalúrgicos Norte-Americanos, realizado em Detroit (EUA). Miguel Torres, presidente do Sindicato, da CNTM e interino da Força Sindical, e os sindicalistas brasileiros Luiz Carlos Prates, o Mancha, do CSP-Conlutas, e Paulo Cayres, da CNM/CUT, participaram do encontro, aberto segunda-feira passada, que discutiu a situação dos direitos trabalhistas no mundo e elegeu o novo presidente da entidade, Gary Jones, e sua diretoria.
Em sua mensagem às delegações internacionais, Miguel Torres denunciou os ataques aos direitos da classe trabalhadora brasileira, desferidos pelo governo Temer, com apoio de empresários e parlamentares neoliberais. Ele disse que “o movimento sindical vem contra-atacando as medidas e investidas com unidade e lutas de resistência” e destacou a intenção da classe trabalhadora de “mudar o perfil do Congresso Nacional, com a eleição de mais dirigentes sindicais e ampliação do debate pela revogação da lei (reforma) trabalhista”.
Com presença de trinta delegações internacionais, o 37º Congresso da UAW prestou solidariedade às lutas pela libertação do ex-presidente Lula, por meio de assinaturas dos dirigentes participantes em cartazes que serão entregues ao ex-presidente Lula em Curitiba.
O evento terminou nesta quinta com a posse da nova diretoria e a entrega da presidência do UAW, de Dennis Willians para Gary Jones.