Novo polo de montadoras, sul do RJ já pensa em diversificar indústrias

GILMARA SANTOS

ENVIADA ESPECIAL A RESENDE (RJ)

Turismo, comércio e agronegócio, atividades econômicas predominantes no sul fluminense, deram lugar à indústria automotiva.

A região de Resende, Itatiaia e Porto Real tem quatro montadoras –MAN, PSA Peugeot Citröen, Hyundai Heavy Industries Brasil e Nissan. Uma quinta, a Jaguar Land Rover, deve abrir em 2016.

As fábricas empregam hoje cerca de 10 mil trabalhadores e devem chegar a cerca de 30 mil em cinco anos, segundo a Firjan (federação das indústrias fluminenses). No país, a indústria automobilística emprega cerca de 115 mil trabalhadores, conforme levantamento da FEM-CUT há cerca de três meses.

A Firjan estima que o investimento seja de cerca de R$ 5,7 bilhões nas três cidades, entre 2014 e 2016, na construção de fábricas e na expansão das já existentes.

A proximidade com outras marcas levou a Jaguar Land Rover a escolher a região, segundo o diretor de operações da Jaguar Land Rover para o Brasil, Ruben Barbosa.

Ele cita como benefícios o acesso facilitado a mão de obra e fornecedores. As cidades atraíram indústrias vidros, elétrica voltada para automóveis, borracha (notadamente pneus) e logística.

Só Porto Real e Resende receberam 53 empresas.