Deputado Paulinho da Força foi o articulador do requerimento do pedido de urgência
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o regime de urgência para o Projeto de Lei 3299/08, do Senado, que propõe o fim do fator previdenciário. O regime de urgência tem como objetivo acelerar a votação do projeto. A data de votação da proposta, no entanto, ainda não foi definida.
“O fim do fator previdenciário sempre foi uma bandeira de luta dos trabalhadores. Durante anos insistimos em negociar a sua extinção com o governo. Agora demos um passo para acabar com o fator que tanto sofrimento causou àqueles que se aposentaram nos últimos anos e os que vão se aposentar a partir de agora. O fator previdenciário humilha o trabalhador brasileiro que, durante anos trabalhou pela construção de um Brasil melhor”, disse Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente da Força Sindical.
No mês passado, em audiência na Câmara, o governo admitiu que o fator previdenciário, criado em 1999, não conseguiu atingir seu objetivo principal, de adiar a aposentadoria dos trabalhadores do Regime Geral da Previdência Social.
O fim do fator já havia sido aprovado no Congresso em 2010, mas a proposta foi vetada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli
FONTE: Agência Câmara e Assessoria de imprensa da Força Sindical