Presidente da Força participa do Grito da Pesca em Manaus

Presidente da Força participa do Grito da Pesca em Manaus

Grito da Pesca 2023, realizado nesta sexta (25), propõe debate sobre sustentabilidade e políticas públicas ao pescador artesanal em Manaus. Evento contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, entre outras autoridades.

O principal tema dos debates do 7° Grito da Pesca Nacional, realizado nesta sexta-feira (25), no Studio5 Shopping e Convenções, em Manaus, foi a busca pela sustentabilidade junto ao meio ambiente e o pescador artesanal em um novo momento para a atividade em regiões interioranas ou litorâneas.

O encontro contou com as presenças de André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura, e de Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que falaram sobre os planos para a valorização da categoria.

O Grito da Pesca também pretende abordar as novas políticas públicas de acesso à classe pesqueira para os programas vinculados ao Governo Federal, a luta pelos direitos trabalhistas, além de pautas sobre biodiversidade, cultura e e preservação de comunidades pesqueiras.

O evento foi promovido pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) e contou com apoio do Governo Federal e do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (Fetape-AM), do Governo do Amazonas, e da Universidade Federal do Amazonas, da Forca Sindical, da Federação dos Sindicatos dos pescadores e pescadoras artesanais do Amazonas, e Coopeixe.

“É o maior evento para tratar da pesca artesanal brasileira. Sem dúvida, o Grito da Pesca vai diagnosticar vários pontos para o crescimento da nossa atividade e apresentar as reivindicações aos órgãos responsáveis para que juntos possamos encorajar os pescadores sobre o grande papel da classe pesqueira brasileira”, planeja Abraão Lincoln, presidente da CBPA.

O presidente da Força Sindical parabenizou Abraão pela iniciativa e destacou a importância deste evento para fortalecer e organizar ainda mais a categoria.

“Devemos aproveitar o atual momento para ampliar os debates em torno das demandas dos trabalhadores da pesca tendo atualmente um governo aberto ao diálogo com a classe trabalhadora”.

Encontros sobre saúde, cultura e shows nacionais

Para movimentar o público estimado em cerca de 10 mil participantes, a programação do Grito da Pesca vai contar com diversos momentos culturais, como a apresentação grupos indígenas e de carimbó para as famílias pesqueiras. Haverá ainda espaços de saúde com a realização de exames básicos.

Durante o evento, haverá as apresentações de Carlinhos do Boi e Nicolas Jr. A noite, no encerramento da programação oficial, terão os shows de Zezo e das bandas Rabo de Vaca e The Rossi.

Sindicalistas da Força AM debatem valorização da negociação coletiva

VEJA MAIS FOTOS NO FLICKR DA FORÇA SINDICAL

O Presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participa de um encontro, na sede do Sindicato dos Políciais Civis do Estado do Amazonas.

O encontro, promovido pela Força Sindical Amazonas, presidida por Vicente Filizolla, reuniu diversas lideranças sindicais de entidades de diversas categorias ligadas a Central.

Torres fez uma palestra sobre fortalecimento da negociação coletiva e atualização do movimento sindical.

Entre as lideranças sindicais presentes, também estava o dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Idosos e Pensionistas da Força Sindical, Carlos Lacerda.

Miguel Torres debate geração de empregos com presidente da FIEAM

presidente da Força Sindical, Miguel Torres esteve reunido, nesta sexta-feira (25), com o presidente da Federação das Industrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antônio Silva. Na pauta do encontro a geração de empregos na Zona Franca de Manaus e um Programa de qualificação voltado para o idoso. Também estava o dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Idosos e Pensionistas da Força Sindical, Carlos Lacerda.