Presidente se desculpa com as centrais sindicais

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse que a presidente Dilma Rousseff pediu desculpas pela relação que estava tendo com as centrais sindicais. Paulinho participou ontem de reunião no Planalto com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Guido Mantega (Fazenda), que também contou com a presença de Dilma. “Foi uma surpresa a presença da presidente”, disse Paulinho. “Ela se desculpou da relação que estava tendo com as centrais, acha que o governo cometeu erros de não ter discutido as propostas com as centrais, mas nos garantiu a mudança dessa relação daqui para a frente.”

O governo anunciou na última terça-feira o plano Brasil Maior, de incentivo à indústria nacional, uma de cujas principais medidas é a desoneração da folha de pagamentos em setores intensivos em mão de obra. O plano sofreu críticas dos sindicalistas, que se consideraram excluídos das discussões do plano.

“A presidente disse que vai fazer de tudo para manter a indústria brasileira e manter empresas aqui “, disse Paulinho. “Insistimos com os ministros antes, e também depois, com a presidente, que é preciso fazer um pouco mais do que foi feito. Falamos dos juros e sabemos das dificuldades que o governo tem por causa da crise internacional, mas insistimos que o governo tem de mexer no IOF.” Outro ponto discutido foi a questão do “conteúdo nacional nas empresas estatais”: “Reclamamos também que é preciso ter aquilo que eles chamam de conteúdo nacional nas empresas estatais, queremos em toda a cadeia produtiva ter índice de nacionalização das peças – isso ela fez questão de anotar, mas não tomou posição”, disse o deputado Paulinho, da Força Sindical.