Economia, Emprego, Notícias
O primeiro quadrimestre do ano fechou com a geração de 880 mil empregos formais no Brasil, segundo dados do CAGED, sigla para Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Ainda conforme o levantamento, foram criados em abril 272 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. O ministro Carlos Lupi está divulgado os dados nesta manhã em Brasília.
O CAGED revelou que, no mês passado, os ramos que apresentaram os melhores resultados foram o Comércio, a Administração de Imóveis e o dos técnicos-profissionais. Transportes, Comunicações, Ensino e os serviços Médicos e Odontológicos também destacaram-se em abril com expressivas contratações.Agricultura
Os números da expansão do emprego em abril também foram positivos no campo. O cultivo da cana gerou, por exemplo, mais de 15 mil postos de trabalho celetistas. As contratações colaboraram para o crescimento de 1,84% no nível de emprego na Agricultura em relação a março.
Amazonas
No Amazonas, o saldo do emprego foi recorde para abril no âmbito da série histórica do CAGED. No estado foram criados 4.346 postos celetistas no mês passado. Em termos absolutos os estados que mais geraram emprego foram São Paulo, Minas, Rio, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
Nos últimos 12 meses, o montante de empregos gerados atingiu o volume de 2.294.809 postos de trabalho, correspondendo ao aumento de 6,65%.
No período de janeiro de 2003 a abril de 2011, tomando como referência os dados da RAIS (Celetistas e Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais) e do CAGED, obtém-se o montante de 16,2 milhões de empregos formais gerados.