A FITIM (Federação Internacional de Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas) enfatiza cada vez mais a criação de redes sindicais em empresas multinacionais.
O objetivo é gerar solidariedade e cooperação eficazes entre os sindicatos filiados com presença nas multinacionais que operam na indústria metalúrgica, a fim de garantir condições justas para os trabalhadores, um objetivo que vai mais além das bandeiras mínimas. As redes sindicais nas multinacionais reúnem sindicatos em forma cooperativa e estratégica e os transforma em sócios internacionais para poder garantir os direitos dos trabalhadores em toda uma empresa e em suas cadeias de abastecimento.
A FITIM utiliza as redes sindicais para gerar uma maior capacidade de trabalho conjunto em defesa dos interesses dos trabalhadores, além das fronteiras dos países.
Cada rede tem suas próprias metas, por exemplo, o intercâmbio periódico de informação, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e plataformas comuns, a consolidação da solidariedade, a organização de plantas não organizadas, as iniciativas sindicais conjuntas e os contatos com os verdadeiros encarregados de tomar decisões dentro das empresas.
Conselho Mundial de Trabalhadores da Gerdau
O Conselho Internacional de Trabalhadores da Gerdau, composto por representantes sindicais da Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Espanha e Peru, trabalha para defender os direitos e melhorar as condições de higiene e segurança dos trabalhadores da Gerdau em todo o mundo.
O Conselho condena as violações dos direitos dos trabalhadores, não importa o lugar em que ocorrem, e promove ações de solidariedade em todo o mundo.
O Conselho concentra-se principalmente em pedir à empresa que o reconheça, em negociar um Acordo Marco Internacional e em estabelecer um comitê conjunto mundial de segurança e higiene.
ArcelorMittal
A FITIM coordena as atividades sindicais mundiais na ArcelorMittal, o maior produtor de aço do mundo, em operação em mais de 60 países. Em 2008, foi firmado um acordo com a empresa sobre higiene e segurança e, através do Comitê Conjunto Global de ArcelorMittal sobre Higiene e Segurança, a FITIM e os sindicatos de todo o mundo estão trabalhando para melhorar as condições de higiene e segurança em todas as plantas da ArcelorMittal.
Fonte: www.imfmetal.org
tradução redação CNTM