Regulamento da 3ª Copa de Futebol de Campo dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes 2011


1 – Da organização e direção

Artigo 1º – A organização da 3ª Copa de Futebol de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes estará sob responsabilidade e comando da Toca do Tatu Eventos e da Diretoria Esportiva do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

&1º – Será nomeada uma (1) comissão organizadora, com objetivo de se reunir sempre que necessário para tratar de assuntos referentes à Copa de acordo com o presente regulamento.

Artigo 2º – A Copa será disputada exclusivamente por funcionários devidamente credenciados pelas suas empresas (crachá da empresa, holerite ou carteira profissional).

Artigo 3º – As regras estabelecidas para o desenvolvimento da Copa serão as mesmas praticadas pelas entidades oficiais, que regem o futebol, exceto:

  1. Não haverá limite de substituição.
  2. Jogador substituído não poderá retornar ao jogo.

2 – Da formação das equipes, direitos e obrigações

Artigo 4º – Cada equipe será formada por no máximo 25 atletas. Para realização das partidas será necessária à participação de no mínimo 7 atletas em cada equipe. A duração das partidas será de 70 minutos, divididos em dois tempos de 35 minutos cada, com intervalo de 10 minutos entre eles. As equipes deverão entrar para assinar a sumula e definir com o técnico/representante quais serão os jogadores que começarão a partida, pelo menos 10 minutos que antecede o final do jogo anterior ao seu jogo.

&1º – A equipe que não contar com o número mínimo de jogadores no horário previsto para o início da partida será declarada ausente (será decretado WO). O resultado será considerado como vitória de 3 X 0 para o time adversário.

A tolerância para o início da primeira partida do dia (sábado ou domingo) será no máximo de 15 minutos, sendo tal deliberação de exclusiva responsabilidade do árbitro que estabelecerá a contagem do tempo para decretação do WO, para uma das duas equipes. A equipe causadora do WO estará eliminada das próximas edições, conforme decretado em congresso técnico com presenças de todos os times inscritos. Esta determinação foi por votação dos presentes.

Parágrafo Único: A Comissão Organizadora se reserva o direito de aplicar penalidades à equipe e aos seus responsáveis, que infringirem o disposto no “caput” deste.

Artigo 5º – O jogador que não estiver trajando o uniforme completo de sua equipe não poderá participar da partida. O árbitro comunicará o fato ao representante da equipe, que deverá solicitar ao infrator que deixe o campo. Caso o atleta recuse-se a sair, a equipe perderá (3) três pontos e o mesmo será julgado pelo seu ato de indisciplina.

&1º – Aos goleiros serão permitidos os usos de bermudas e agasalhos apropriados.

&2º – Cumprindo as regras oficiais, será obrigatório o uso de caneleiras a todos os jogadores, o jogador sem caneleiras não poderá participar da partida.

3 – Das penalidades

Artigo 6º – Dentre as sanções previstas neste regulamento, a Comissão se utilizará dos seguintes critérios para aplicação automática das penalidades:

A)     Cartão Amarelo: o jogador que completar 3 (três) cartões amarelos, independentemente do motivo anotado em súmula, estará suspenso da próxima partida de sua equipe.

B)     Cartão Vermelho: o jogador que receber o cartão vermelho estará excluído da partida, não podendo ser substituído por outro. O jogador que receber o cartão vermelho estará suspenso da próxima partida da sua equipe. O cartão vermelho “elimina” o cartão amarelo recebido no mesmo jogo, suspendendo automaticamente o atleta por uma partida, desde que se enquadre no exemplo abaixo.

&1º – O jogador que na mesma partida receber seu 3 cartão amarelo e um vermelho cumprirá automaticamente suspensão por 1(uma) partida, independentemente da aplicação ou não da penalidade por parte da Comissão, em função do ocorrido. Na segunda fase, os cartões amarelos dos atletas não serão mantidos.

&2º – A possibilidade de aplicação de cartão, qualquer que seja, ao jogador, perdurará desde o inicio da partida até o momento de assinaturas da súmula pelo árbitro após seu encerramento, sendo que as ocorrências posteriores, se houverem, serão julgadas pela Comissão Organizadora.

&3º – Ao final de cada partida, o representante de cada equipe deverá retirar, junto ao mesário, cópia da súmula e assim certificar-se das ocorrências do jogo, sendo de sua inteira responsabilidade as informações a serem passadas aos seus comandados.

4 – Da Comissão Julgadora

Foram determinados em congresso técnico 4 nomes para fazer parte da Comissão Julgadora, na qual cabe a eles determinar, orientar e julgar, juntamente com a Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da Toca do Tatu Eventos, casos correlacionados à indisciplina (cartões, agressões e fatos decorrentes das partidas). Estes, abaixo relacionados, juntamente com seus respectivos diretores, farão parte da Comissão.

1º Nilsinho  –  DriveWay

2º Roberto Carlos – Sbu Metal Brasil

3º Germânio   –   Contuflex

4º Luciano  –  Pan Metal

5 – Do sistema de pontuação para classificação no grupo

Artigo 7º – Para efeito de classificação para a 2ª Fase (oitavas de final) serão considerados os seguintes critérios:

a) 3 Pontos por Vitória

b) 1 Ponto por Empate

c) 3 Pontos para a equipe que vencer por W.O.

6 – Das formas de desempate

Artigo 8º – Em caso de empate nas chaves aplicar-se-á:

a) Maior número de vitórias.

b) Maior saldo de gols de todos os jogos do grupo ocorridos na fase.

c) Confronto direto.

d) Maior número de gols marcados na fase.

e) Menor quantidade de cartões tomados pela equipe (amarelo e vermelho).

f) Sorteio.

7 – Das premiações

Artigo 9º – Receberão premiação os times:

– Campeão R$ 5.000.00 (cinco mil reais), troféus e medalhas.

– Vice-Campeão R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), troféus e medalhas.

– Além de troféus para artilheiro e goleiro menos vazado, Colônia de Férias para os mesmos e sua família.

8 – Das equipes

Grupo A: CONTUFLEX, VALTRA, FAME, RADIAL METAL e KEIPER
Grupo B:
MONTEPINO, IRMÃOS  NERI, TS SHARA, ARMCO e CARTEC
Grupo C:
M.W.M (B), PAN-METAL, WG, LUMINI e PRADA
Grupo D:
DRIVEWAY, NETTER, SBU METAL, M.W.M (A) e DORMER
Grupo E:
NOVEX, FAMEQ, ELOY, DELGA, METALÚRGICOS, VOITH e IMBE

9 – Formas de disputa

As equipes serão divididas em 5 grupos (A,B,C,D e E), onde classificarão os três melhores dos grupos A, B,C e D e os quatros melhores do Grupo E, totalizando 16 equipes para as Oitavas de Final.

ATENÇÃO: AS EQUIPES PARTICIPANTES SERÃO AVISADAS COM ANTECEDÊNCIA SOBRE OS LOCAIS, HORÁRIOS E DATAS DAS PARTIDAS

Jogos da Primeira Fase