Resolução no Senado coloca fim à guerra dos portos

Moreira Mariz/Agência Senado

O movimento sindical comemorou, nesta terça-feira, 24 de abril, a aprovação, no plenário do Senado Federal, do projeto de Resolução 72, que unifica em 4% a alíquota do ICMS (Imposto Sobre Mercadorias e Serviços) cobrada sobre produtos importados nas operações entre os Estados.
A medida acaba com a chamada “guerra dos portos” e vai ajudar a indústria a combater a concorrência desleal dos importados.
O presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, acompanhou a votação e comemorou, junto com sindicalistas da Força Sindical, liderados pelo presidente da central, deputado Paulinho da Força (PDT-SP), diretores e coordenadores do Sindicato, que foram a Brasília pressionar pela aprovação do projeto.
“Hoje, muitos produtos que chegam via portos têm imposto reduzido ou zerado. Esta prática adotada por alguns Estados, além de promover uma concorrência desleal prejudica nossa indústria e encarece os produtos nacionais, que pagam impostos”, explica Miguel Torres.
“O resultado da votação é uma vitória dos trabalhadores, que sensibilizaram os senadores sobre a importância da proposta”, avalia Paulinho.