Força Bahia |
A Conferência Rio + 20 adentrou o segundo dia com vários grupos de trabalho e grupos de resolução. Aconteceram dois espaços de discussão na Assembleia: o primeiro pela manhã e o segundo pela tarde. Os documentos formados e criados nas últimas semanas e disponibilizados na página da 2º Assembleia Sindical de Trabalho e Meio Ambiente foram exaustivamente debatidos pelos participantes.
Quatro grupos de trabalho formaram o clico de debates. Temas como Ação Sindical em desenvolvimento sustentável: do direito de participação à negociação coletiva; Mudança Climática e Energia; A saúde e a vida dos trabalhadores (as) no centro de desenvolvimento sustentável e Empregos verdes, transição justa, oportunidades e desafios para mulheres e jovens irão permear vários assuntos pertinentes ao que será discutido durante a RIO + 20.
“A negociação coletiva é um dos grandes temas que estão em debate nesse processo. É preciso buscar fortalecer a negociação coletiva como um caminho para sair dos problemas sociais que o nosso trabalhador enfrenta.”, disse Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da Confederação Sindical Internacional.
As deliberações desse debate irão formar as resoluções finais da assembleia, criando um documento que expõe o conteúdo do novo paradigma de desenvolvimento defendido pelos sindicatos.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Força Sindical/BA