Salário mínimo digno é uma forma de distribuir renda

“A Força Sindical, juntamente com as demais Centrais Sindicais, iniciaram as negociações com o governo sobre o reajuste do salário mínimo para 2011. 

Ressaltamos a importância do processo iniciado no acordo com as Centrais Sindicais em 2006 de valorização do piso nacional, previsto até 2023. 

Este critério de reajuste leva em conta a inflação e o PIB de dois anos antecedentes.

É importante destacar que o Brasil, após as incertezas econômicas de 2009, que resultaram num PIB negativo, teve uma forte recuperação em 2010. Desta forma, a Força Sindical pleiteia uma forma de reavaliação levando-se em conta o cenário de crescimento previsto para o ano de 2010, com expectativa de um PIB de 7%. Isto deve ser somado à inflação do período.  Destacamos que um bom reajuste terá um impacto positivo na renda de 45 milhões de trabalhadores e aposentados que recebem o piso nacional.

Vamos também conversar com os líderes do Congresso Nacional visando sensibilizá-los sobre a importância de um bom reajuste para o salário mínimo. Entendemos que um reajuste digno para o salário mínimo é uma forma de distribuir renda e fortalecer o mercado interno, aumentando o consumo, a produção e, consequentemente, gerando novos postos de trabalho. O reajuste do mínimo também ajudará a aumentar o piso de diversas categorias profissionais.

Por Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
presidente da Força Sindical
www.fsindical.org.br