Esta é a ideia-força do sindicalismo classista. Trabalhador tem poder quando está unido ao Sindicato. Só assim é respeitado e valorizado, conquista melhores salários e condições de vida e trabalho não só para si, mas para a família, para a comunidade e para toda a sociedade.
Fortalecer os sindicatos é uma tarefa da cidadania avançada e democrática. Sindicato forte é aquele presente na vida dos trabalhadores, na luta pelos direitos, na negociação do dia a dia. A melhor forma de medir a força do Sindicato é pelo nível de sindicalização da categoria. Quanto mais trabalhadores sindicalizados, mais representativo é o sindicato, mais presente nas empresas, mais organizado na prestação de serviços e no atendimento das necessidades da base.
O Brasil é um dos campeões na concentração de renda: poucos ganham muito e muitos ganham pouco. A luta sindical é uma via eficiente para melhor distribuir o bolo da economia. É por isto que a Força Sindical luta para ampliar o nível de sindicalização, para aumentar o poder de pressão de negociação dos Sindicatos de todo o movimento.
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical
Artigo publicado no Diário de S.Paulo – edição de 7/02/14