Sindicato assina Convenções com aumento real

Iugo Koyama

Depois de intensas negociações com os patrões, muita mobilização nas fábricas, reuniões regionais e aprovação, em assembleia, da proposta de reajuste salarial de 8% mais abono, a Federação dos Metalúrgicos do ESP e os sindicatos filiados, entre eles o de São Paulo e Mogi das Cruzes, assinaram as convenções coletivas de trabalho da Campanha Salarial 2013 com os grupos patronais (veja abaixo).

O reajuste corresponde à inflação acumulada dos últimos 12 meses, encerrados em outubro, mais 2,29% de aumento. A expectativa era de que a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) ficasse em torno de 5,52%, mas ela subiu, fechando em 5,58% no período. A diferença mais é o aumento real.

Dia 29/10
* Grupo 2 (Sindimaq – máquinas; e Sinaees – eletroeletrônicos)

* Grupo 19-3 (Sicetel – trefilação e laminação de metais ferrosos; Simefre – equipamentos ferroviários e rodoviários; Siamfesp – artefatos de metais não ferrosos; Sindratar – refrigeração, aquecimento e tratamento de ar; Sindicel – condutores elétricos, trefilação e laminação de metais; Siescomet – esquadrias metálicas; Sinafer – artefatos de ferro, metais e ferragens em geral)

Estamparia de Metais

Dia 31/10
* Grupo 10 (Fiesp, Sifumesp -funilaria e móveis de metal; Sindilux – lâmpadas e aparelhos elétricos de iluminação; Sibapem – balanças, pesos e medidas; Sindimec- indústria de mecânica; Sindisuper- proteção, tratamento e transformação de superfícies; Simbe – material bélico)

* Grupo 3 (Sindipeças- autopeças; Sinpa – porcas e parafusos; Sindiforja – forjaria)

Os acordos assinados garantem também abonos que chegam até 22%, correção dos pisos e a manutenção das cláusulas sociais da convenção coletiva
(veja no quadro abaixo).

PRORROGADO PRAZO PRA OPOSIÇÃO À CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

Grupos 2, 3, 10, 19-3: Prazo prorrogado até esta terça-feira, dia 12/11
Os acordos assinados com os grupos patronais 2, 3, 10 e 19-3 estabelecem o desconto da contribuição assistencial negocial. Neste caso, os trabalhadores das empresas ligadas aos referidos grupos têm prazo de 10 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após a data da assinatura do acordo, para manifestarem-se contra o desconto.

Prazos para entregar o documento:
Prazo prorrogado até esta terça-feira, dia 12/11
Grupos 2 e 19-3: de 29 de outubro de 2013 até 7 de novembro de 2013 
Grupos 3 e 10: de 1º de novembro de 2013 até 11 de novembro de 2013

O trabalhador deve comparecer ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Rua Galvão Bueno, 782, térreo, Liberdade, no horário das 8h às 18h, e entregar o documento assinado.

CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM ABAIXO PARA VER A TABELA AMPLIADA



OS ACORDOS COM OS DEMAIS GRUPOS PATRONAIS SERÃO
ACRESCENTADOS AO QUADRO À MEDIDA QUE FOREM SENDO ASSINADOS