Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Sindicato dos Metalúrgicos de Bento Gonçalves bate recorde de público na Festa do Dia da Mulher

Programação alusiva a data reuniu 570 participantes em Bento Gonçalves em encontro com encenações, show e sorteio de prêmios

Com recorde de público – 570 participantes – o STIMMME-BG (Sindicato dos Metalúrgicos de Bento Gonçalves) celebrou a nona Festa do Dia da Mulher, realizada no sábado (18), no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves. A comemoração abriu o calendário de eventos da entidade em 2017, ano em que completa seu 50º aniversário de fundação, reafirmando o compromisso com a valorização da figura feminina. “Quando promovemos a primeira edição desse encontro temático, tivemos 30 mulheres envolvidas. Ano após ano esse número foi crescendo e, hoje, temos o orgulho de reunir uma quantidade tão expressiva de trabalhadoras, vindas de toda a região. A família metalúrgica é muito mais forte e representativa graças às importantes contribuições e engajamento das mulheres no setor”, disse o presidente Elvio de Lima.

Durante o dia, elas puderam acompanhar uma programação rica em atrativos – como a palestra-show de Beatriz Peruffo, apresentando com humor as diversas funções exercidas pela mulher e refletindo sobre questões como valorização, realização e respeito. A diversão continuou em alto estilo com a performance de Johnny Grace, cover de Elvis Presley, trazendo ao palco clássicos do rock para embalar a festa. Outro ponto alto foi o sorteio de prêmios diversos, com destaque para a motocicleta 0km. A contemplada desse ano foi Suelen Dalla Bona, da metalúrgica Albras.

Reconhecimento às mulheres

Mais do que um encontro de integração, a festa promovida pelo STIMMME-BG é um importante instrumento de valorização das trabalhadoras, sobretudo em um segmento predominantemente masculino como o metalmecânico. “A crescente participação feminina, em todas as áreas da sociedade, é muito positiva, afinal a mão da mulher faz a diferença. O Sindicato foi muito feliz em abrir sua agenda de atividades sociais de 2017, ano histórico, de seu cinquentenário, com um momento de tamanha beleza e significância”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Moisés Scussel.

O espaço conquistado por elas no setor – um dos mais representativos da economia local – é motivo de orgulho para a comunidade de Bento Gonçalves. “É gratificante ver como o talento e a competência permitiu às mulheres estarem cada vez mais presentes no meio profissional, contribuindo ativamente para o desenvolvimento regional”, comentou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin.

Mobilização pelos direitos do trabalhador

O compromisso do STIMMME-BG com a valorização da figura feminina vai além das atividades sociais e comemorativas que aparecem com destaque em seu calendário de eventos. Engajado nas lutas pela preservação dos direitos dos trabalhadores, o Sindicato aproveitou o momento de proximidade com as mulheres metalúrgicas para convidá-las a participar de uma audiência pública no dia 07 de abril, às 19h, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, reforçando sua contrariedade às reformas trabalhista e previdências propostas pelo Governo Federal. No encontro, representantes estabelecerão um comparativo entre as normas atuais e o que deve mudar caso a alteração constitucional seja aprovada. O objetivo é mostrar aos profissionais o impacto negativo dessas medidas em suas vidas e no futuro das próximas gerações – incentivando a pressão para que os Deputados Federais votem de forma contrária às medidas.

Viviane Somacal
Exata Comunicação