Sindicato entrega cheques de indenização a dois ex-metalúrgicos

wilson.

O Sindicato fez, nesta sexta-feira (24), o pagamento de dois processos trabalhistas a dois ex-metalúrgicos sindicalizados: Wilson José Pestana, da Olimmarote Serras (foto acima), e Nelson Antonio Sanches, da Fanaupe – Fábrica Nacional de Autopeças (foto abaixo).  Os cheques foram entregues pela diretora financeira, Elza Costa Pereira.

Wilson era ferramenteiro e abriu processo judicial em 1998 cobrando a multa de 40% do fundo de garantia, 14 salários atrasados. “Por causa da aposentadoria, a empresa achou que não tinha que pagar os meus direitos”, disse.

Nelson, ex-torneiro, abriu o processo em 2005, também cobrando salários atrasados e fundo de garantia. “A empresa fechou, vendeu o maquinário e sumiu”, relatou. Ele também mantém a esperança de ganhar outro processo, de pedido de aposentadoria especial, aberto contra o INSS. Esta ação, segundo ele, também foi provocada pela Fanaupe, que não forneceu o documento que comprova que ele trabalhou em ambiente insalubre, o chamado PPP (Perfil Profissiográfico Profissional). “O INSS negou minha aposentadoria especial por causa da falta deste documento e entrei na Justiça. Por causa da empresa ainda não me aposentei”, disse.

Ambos disseram estar muito felizes em receber os cheques de indenização. “A justiça começou a ser feita. Já perdi muita noite de sono e fiquei doente. Isso passou”, disse o ex-ferramenteiro Wilson.

“Estou contente, este dinheiro veio em boa hora”, disse o ex-ferramenteiro Nelson, que hoje trabalha fazendo entregas.

“O departamento Jurídico do Sindicato trabalha para fazer com que os trabalhadores recebam seus direitos e está à disposição para o que vocês precisarem”, disse a diretora Elza.

Nelson.