Fotos: Paulo Segura Miguel Torres junto aos metalúrgicos da Valtra mobilizados na Campanha Salarial |
Metalúrgicos da GM de Mogi das Cruzes mobilizados na Campanha Salarial 2012 |
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo realizou nas portas de fábrica de Mogi das Cruzes nesta segunda-feira, 17 de setembro, assembleias de mobilização da categoria para a Campanha Salarial 2012, na luta por reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, redução da jornada de trabalho, licença maternidade de 180 dias, estabilidade para o delegado sindical e renovação das cláusulas sociais. Ocorreram assembleias na GM, Elgin, Valtra e Tecnocurva em um total de cerca de 3 mil trabalhadores.
“O momento é de união. Vamos buscar para os trabalhadores a parte que eles têm direito na riqueza produzido pelo trabalho. As medidas de estímulo ao crescimento, com a redução dos juros e o corte de impostos, vão produzir efeitos positivos neste segundo semestre para o setor produtivo. Vamos, portanto, com força e muita mobilização, rumo às conquistas nesta Campanha Salarial”, afirma Miguel Torres, Presidente do Sindicato e da CNTM/Força Sindical.
Os companheiros de Mogi foram informados também sobre a importância do apoio aos metalúrgicos do ABC e do interior, ligados à CUT, que com data-base em setembro até agora não conseguiram fechar o acordo salarial. Acontece que os patrões estão endurecendo nas negociações, apresentando propostas ridículas e propondo reajuste abaixo da inflação. Isto está levando os sindicatos a promoverem paralisações de advertência e prepararem a categoria para a greve. Se for preciso, a categoria metalúrgica de São Paulo e Mogi das Cruzes vai parar também em solidariedade a eles.
“Estamos mostrando nossa capacidade de luta e organização e, com isto, vamos buscar o aumento real para a categoria metalúrgica de São Paulo e Mogi das Cruzes e as demais reivindicações que são de amplo alcance econômico e social para os trabalhadores e suas famílias”, diz o Secretário-Geral do Sindicato Jorge Carlos de Morais, o Arakém.
Assembleias já realizadas em São Paulo:
10 de setembro – zona leste, assembleia com cerca de 350 trabalhadores de três empresas.
11 de setembro – zona oeste, assembleia na Voith, empresa com dois mil trabalhadores.
12 de setembro – zona oeste, assembleia com 600 trabalhadores de oito fábricas.
13 de setembro – zona sul, assembleia na Valeo e na Esteves (zona leste).
14 de setembro – zona sul, assembleia com trabalhadores de 16 empresas.
Assembleia de Aprovação da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2012
Sexta-feira, 21 de setembro, às 18h, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade (próximo ao metrô São Joaquim), em São Paulo.
Fotos: Paulo Segura Mobilização na Elgin |
Miguel Torres, presidente do Sindicato, na Elgin |
Miguel Torres e Arakém na Elgin |
Arakém, secretário-geral do Sindicato, na Elgin |
Metalúrgicos da Elgin mobilizados na Campanha Salarial 2012 |
Diretores Lourival, Silvio e, ao microfone, o presidente Miguel Torres na GM |
Assembleia na GM |
Trabalhadores da Valtra com o informativo o Metalúrgico |
Miguel Torres e Silvio no caminhão de som em frente à Valtra |
Miguel Torres na assembleia com os trabalhadores da Valtra |