Sindicato Nacional dos Aposentados comemora 14 anos com inúmeras conquistas

Neste dia 15 de junho, o SINDNAPI – SIndicato Nacional dos Aposentados e Pensionsitas – da Força Sindical, comemora seu 14º aniversário. Criado no ano de 2000, o Sindicato surgiu com a proposta de defender os interesses dos aposentados, pensionistas e idosos brasileiros, e também para que fossem tratados com dignidade e respeito. Mais de cinco mil aposentados se reuniram na Praia Grande, litoral de São Paulo, no que foi considerado, pelo então hoje deputado federal, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), como o maior Congresso do sindicalismo brasileiro.

A inspiração para criar o Sindicato Nacional dos Aposentados veio da Itália, baseado na Uil Pensionatti, Sindicato Italiano que representa milhões de aposentados organizados e respeitados pelo governo e pela sociedade.

Um início difícil, falta de recursos, e a dificuldade em dialogar com o governo, serviram de motivação para crescer. Em pouco tempo, alugou o prédio do Sindicato dos Metalúrgicos, na Rua do Carmo, palco de grandes conquistas do sindicalismo brasileiro. Em 2004, comprou o prédio, e meses depois começou uma grande reforma que terminou em 2006.

Com João Batista Inocentini à frente, em apenas seis anos, o SINDNAPI estruturou-se em todos os estados, tornando-se um dos maiores sindicatos do Brasil, com quase 500 mil sócios. Buscando dar conforto e qualidade do atendimento aos idosos, o Sindicato possui hoje 8 Sedes próprias, duas em São Paulo (Sede Nacional e uma subsede); Bahia; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul e muitas conquistas: 

1) Revisão e pagamento dos atrasados sobre 2,8 milhões de benefícios por incapacidade que representou uma injeção de R$ 14,9 bilhões na economia a partir de janeiro de 2013;

2) Ações de revisão dos benefícios calculados de forma errada na transição da URV para o Real, que obrigaram o INSS a distribuir R$ 10 bilhões;

3) Política de reajuste do salário mínimo com ganhos reais acima da inflação;
4) Recebimento dos benefícios no quinto dia útil de cada mês;
5) Antecipação do reajuste anual dos benefícios para janeiro;
6) Antecipação da primeira parcela do 13º salário para o mês de julho;
7) Descontos de até 90% nos preços de medicamentos de uso contínuo (diabetes e hipertensão);
8) Aumento real dos benefícios, em 2009, para quem recebe acima do salário mínimo;
9) Ações judiciais que resultaram em 2011, no pagamento da revisão do teto dos benefícios.
10) Cooperativa de Crédito dos Aposentados 

Nestes 14 anos foram inúmeras as conquistas do SINDNAPI, que agora passa por um novo momento. Com a licença do então presidente João Batista Inocentini, para se dedicar a Cooperativa de Crédito dos Aposentados (Cooperanapi) e também ao partido Solidariedade, assume a presidência do Sindicato, Carlos Andreu Ortiz, ex-secretário estadual do trabalho de São Paulo e ex-presidente do Sindnapi-SP.

“Espero poder contribuir com o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, com a mesma garra, determinação e força que meu companheiro João Inocentini, tenham a certeza, de que farei o que for possível para melhorar a situação dos idosos deste Brasil”, disse Ortiz durante a cerimônia de transição do cargo.

“Muito ainda está por vir, são inúmeras as necessidades que os idosos têm passado” diz Ortiz, por esse motivo, em janeiro de 2014, foram reunidos aproximadamente dois mil aposentados, pensionistas e idosos na Rua do Carmo, onde foi aprovada uma pauta de reivindicações, que será entregue aos candidatos a presidência da República, veja abaixo pauta de reivindicações dos aposentados:

1) Recuperação do poder de compra dos aposentados;
2) Fim do Imposto de Renda dos aposentado/pensionistas limitados ao teto da previdência;
3) Criação de índice de medição específica para cálculo da inflação de aposentados e idosos (hoje é o INPC);
4) Saúde pública de qualidade aos idosos;
5) Aumentar lista de remédios da cesta de medicamentos da farmácia popular;
6) Política Nacional de incentivo aos estudantes na especialidade de geriatria;
7) Criação da Secretaria Nacional dos Aposentados e Idosos;
8) Fim do Fator Previdenciário;
9) Desaposentação;
10) Política de Recuperação do salário mínimo.

Com um departamento jurídico atuante, o Sindicato Nacional dos Aposentados, aguarda o julgamento de milhares de processos individuais e coletivos em nome do SINDNAPI em diversas instâncias judiciais, além dos processos de FGTS e PIS/Pasep iniciados no ano passado.

O Sindicato iniciou o ano de 2014, com o lançamento de alguns projetos: participação e ampliação na capacitação de suas diretorias estaduais, através de seminários; projeto mulheres de nossa história, fazendo mais história que busca a construção de políticas públicas voltadas para mulheres com mais de 50 anos; participação nos conselhos sociais, do idoso, previdência e saúde; parceria Sindnapi e Ital Uil, oferecendo atendimento aos aposentados brasileiros e italianos e ainda consolidação da Cooperativa de Crédito dos Aposentados (Coopernapi).

“Como podem ver, ainda temos um longo caminho a percorrer, mas temos a certeza de que com a ajuda de vocês aposentados, pensionistas e idosos, conseguiremos muito mais” diz Ortiz.

Fique sócio do SINDNAPI, e faça parte desta grande família

Mais informações pelo telefone 11-3293-7500

Nenhum de nós é tão forte, quanto todos nós juntos.