Sindicatos da Grécia convocam greve geral para o dia 26

Valor Econômico

ATENAS – As principais centrais sindicais gregas convocaram hoje uma greve geral para o dia 26 de setembro, em resposta às novas medidas de austeridade tomadas pelo governo, que devem piorar o quadro no país atingido por uma grave recessão e pelo alto desemprego.

AP Photo/Thanassis StavrakisMilitares da ativa e da reserva protestam contra medidas de austeridade perto do Ministério das Finanças em Atenas

A paralisação foi convocada pela GSEE, central sindical do setor privado, e pela ADEDY, que representa o funcionalismo público.

Segundo a rede britânica BBC, acontecem também hoje alguns protestos de trabalhadores na Grécia. Entre as categorias que devem seguir para as ruas para se manifestar contra as medidas de austeridade estão professores, médicos e militares.

O governo grego negocia com seus credores internacionais da chamada troica – Banco Central Europeu (BCE), Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) – uma nova rodada de cortes que deve reduzir salários e pensões, a fim de cumprir as metas aceitas pelo país em troca de ajuda financeira internacional.

(Associated Press e agências internacionais)