Tablet deve ficar mais barato ainda neste ano


Folha.com

Os tablets –computadores em formato de prancheta com tela sensível ao toque e acesso à internet– podem ficar mais baratos ainda neste ano.

Para ampliar o acesso dos brasileiros à internet, o governo quer tirar tributos sobre esse grupo de equipamentos, cujo representante mais famoso é o iPad, da Apple. A medida está dentro do contexto do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).

Os tablets passariam a ter o mesmo tratamento fiscal que os computadores, que são isentos de PIS e Cofins. A previsão foi feita ontem pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

No início de fevereiro, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) estimou que, com a isenção dos 9,25% de PIS/Cofins cobrados, o preço dos tablets poderá ficar em torno de R$ 800 a R$ 1.000.

Ainda sobre a desoneração de tributos, Bernardo colocou como meta para 2011 um acordo com os Estados para isenção de cobrança de ICMS para a banda larga.

O ministro reconheceu a dificuldade nas negociações, tendo em vista o peso do imposto na arrecadação dos Estados. Mas Bernardo defende que a desoneração para a banda larga irá aquecer as vendas do serviço.

Bernardo prometeu ainda a criação de linhas especiais de financiamento para pequenos e médios prestadores de serviços de telecomunicações e LAN houses. Essa medida também deverá ser adotada ainda neste ano.