Têxteis protestam contra invasão de produtos chineses

Trabalhadores e empresários realizarão nesta segunda-feira, às 12 horas, um protesto em frente o Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte contra a concorrência desleal das empresas chinesas (importação) e as recentes demissões causadas pela crise nas empresas brasileiras do setor.

O ato será realizado no expo Center Norte, onde acontece uma feira chinesa de produtos importados. “Vamos fazer a manifestação para esclarecermos o público que estará lá sobre os resultados negativos provocados pela importação na área têxtil”, declara Jorge Ferreira, presidente do Sindicato dos Mestres e Contramestres, que participa do ato.

Estarão na manifestação os sindicatos das costureiras de São Paulo e Osasco; dos mestres e contramestres; além dos têxteis das cidades de São Paulo, de Americana e de Santa Bárbara, e metalúrgicos de São Paulo.

Os organizadores do ato colocarão 150 cruzes no canteiro central da Avenida Otto Baumgaurten, em frente o Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. As cruzes representam os 14 mil empregos fechados nos últimos 12 meses pela indústria têxtil e de confecção no Brasil.

Este é o segundo ano que os trabalhadores fazem este tipo de manifestação.