ThyssenKrupp prepara venda da divisão de aço inoxidável

A ThyssenKrupp deve trabalhar com o Citigroup e o Deutsche Bank num plano para a alienação ou venda de acções na sua divisão de aço inoxidável, com a maior fabricante de metais alemã a procurar reduzir a sua dívida, avançaram à Bloomberg duas fontes próximas do processo.

A unidade pode ser avaliada em até 4 mil milhões de euros, incluindo dívida, acrescentou uma das fontes contactadas pela agência de informação financeira. No entanto, ainda não foram assinados quaisquer contratos com os bancos em causa. Recorde-se que a ThyssenKrupp indicou, em Maio último, que pretende separar a Stainless Global do resto da empresa.

Em concreto, a equipa de gestão liderada pelo CEO Heinrich Hiesinger planeia vender áreas de negócio com 10 mil milhões de euros em vendas, cerca de um quarto da receita da companhia germânica, com o objectivo de diminuir o crédito e de financiar o crescimento nos mercados emergentes. A siderúrgica acumulou dívida depois de ter construído fábricas no Brasil e nos EUA.

A decisão da ThyssenKrupp segue-se a uma medida semelhante por parte da sua rival ArcelorMittal, maior siderúrgica à escala mundial, que procedeu ao spin-off da sua divisão Aperam, em Janeiro, após anos de negociações com concorrentes europeias não terem proporcionado uma fusão das respectivas operações no sector do aço inoxidável.