Trabalhadores da Gerdau fazem um minuto de silêncio

FITIM

15 minutos de silêncio em Reinosa, Espanha

Os trabalhadores pararam e fizeram um minuto de silêncio para solicitar a criação de um comitê de saúde e segurança mundial na Gerdau, após a morte de um trabalhador da Espanha.

No dia 17 de junho de 2011, aproximadamente às 4 da manhã, Raúl Gutiérres González morreu em sua função na unidade da Gerdau em Reinosa, Espanha. Os trabalhadores da planta convocaram uma paralisação de 24 horas para lembrar seu colega e também pediram uma investigação sobre as causas da morte, e maior segurança.

Raúl Gutiérres González tinha 40 anos e era pai de um menino de sete anos. Faz menos de um ano que outro trabalhador da Gerdau, Aitor, morreu na planta da Gerdau em Basauri, Espanha.

O Comitê Mundial dos Trabalhadores da Gerdau pediu a todos os trabalhadores das plantas da Gerdau do mundo que fizessem um minuto de silêncio no dia 20 de junho em memória do companheiro Gutiérres González e de todos os trabalhadores mortos no emprego.

O Comitê Mundial também pediu a empresa que aceite a criação de um Comitê Internacional Conjunto sobre Saúde e Segurança para que tais situações não voltem a ocorrer.  

A FITIM informa regularmente sobre Gerdau e o Comitê Mundial de Trabalhadores da Gerdau aqui.

Por Rainer Santi – em 20 de junho de 2011 (acesse aqui texto em espanhol)

Tradução: Val Gomes – em 4 de julho de 2011