Trabalhadores da Samot e Altref conquistam PLR sem imposto

Iugo Koyama

Diretor Mala em assembleia na Altref

O primeiro acordo de PLR deste ano negociado pelo Sindicato com as autopeças Samot e Altref (divisão Samot), ambas na sul da capital, beneficia os cerca de 640 trabalhadores das duas empresas com a isenção de imposto de renda sobre a PLR. O benefício foi conquistado no ano passado após luta do Sindicato.
Segundo o diretor do Sindicato Antonio Raimundo, o Mala, o acordo foi aprovado em assembleias na terça-feira (26) e estabelece o pagamento em duas parcelas:  no dia 28 deste mês e em 30 de agosto deste ano.
Segundo o presidente do Sindicato, Miguel Torres, este é um exemplo de resultado positivo da luta sindical. “Quando a categoria se mobiliza e acompanha a ação do Sindicato, a conquista é certa”, afirma.
A luta
A luta pelo fim da cobrança do IR na PLR começou em 2010, quando, em ação conjunta com outros sindicatos fizemos abaixo-assinado ao governo e ao Congresso, manifestações públicas de protesto contra a cobrança do imposto, assembleias nas fábricas e negociações com o governo.
A pressão e as justificativas do movimento sindical levaram o governo a editar, em dezembro do ano passado, a medida provisória 597 isentando do imposto os ganhos de PLR de até R$ 6 mil e estabelecendo uma tabela progressiva para valores superiores a este.
O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, já apresentou uma emenda à medida propondo que a isenção seja ampliada para valores até R$ 10 mil. Essa era a proposta das centrais nas negociações com o governo.

Iugo Koyama

Assembleia na Samot aprova acordo