Trabalhadores debatem modelo sustentável na 18ª reunião Regional das Américas em Lima, Peru

Durante a reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Ruth Coelho Monteiro, secretária nacional de Direitos Humanos e Cidadania, fez um discurso na reunião da OIT em Lima, em nome das centrais sindicais. A sindicalista fala sobre o modelo sustentável e critica o modelo de desenvolvimento vigente.

“O modelo de desenvolvimento hoje vigente”, declara Ruth, “produziu, uma crise social, ambiental, política e financeira sem precedentes, produto de um projeto civilizatório baseado exclusivamente nas leis de mercado. Este projeto trouxe como resultado uma excessiva concentração da riqueza, agravamento das desigualdades, desemprego estrutural, exclusão social, desestruturação das economias locais de subsistência, sem alternativa de uma especialização produtiva que garanta a satisfação das necessidades básicas da nossa população, que se tornou mais empobrecida e dependente”.

Segundo ela, “para nós trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, os desafios para construir um novo modelo de desenvolvimento que seja verdadeiramente sustentável podem ser expressos através de algumas premissas: erradicação da pobreza e distribuição da riqueza, na redistribuição justa, na corresponsabilidade e na ética da igualdade; a ciência deve estar voltada principalmente para impulsionar o desenvolvimento social, utilizando estes novos padrões tecnológicos no interesse da sociedade, do meio ambiente e do planeta, não só do capital.

Mais informações: Clique aqui

Fonte: Assessoria de Imprensa da Força Sindical