Gincana teatral
Fotos Iugo Koyama
Crianças e adolescentes na faixa de 7 a 13 anos de idade, que são atendidas pelo Centro de Atendimento Biopsicossocial Meu Guri, participaram, na tarde do dia 17 passado, de uma atividade cultural no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Liberdade.
O encontro, coordenado pelo professor Tiago Ortaet, da Trupe Ortaética de Teatro Comunitário, parceira do Sindicato nas atividades culturais, teve por objetivo apresentar às crianças as ferramentas teatrais para o desenvolvimento da atividade cultural e fazer brincadeiras que ajudam a desenvolver os reflexos, a atenção, a agilidade, e também faz sorrir.
As crianças tiveram atividades no palco, na platéia, conheceram as coxias, os camarins, a sala de controle das luzes e do som do teatro e demais espaços utilizados durante uma apresentação teatral.
As crianças do Meu Guri participaram também de uma gincana teatral onde todas as brincadeiras realizadas tinham caráter essencialmente lúdico e com finalidade pedagógica.
Atividades desenvolvidas:
1 – FESTA DO RIDÍCULO – As crianças tinham que compor o figurino do ator. Cada equipe tinha dois minutos para produzir o ator escolhido com o maior número de adereços.
2 – JOGO DOS GESTOS – Alternando os opostos (alternados num círculo, ambas as equipes participam simultaneamente do jogo onde os opostos gestuais combinados são exigidos dos jogadores. É preciso muita concentração.)
3 – JOGO DA MÍMICA – Descobrindo objetos (os jogadores devem adivinhar qual é o objeto principal da cena interpretando os gestos do colega.)
As crianças estavam acompanhadas pelas educadoras do Meu Guri Maria Emília, Célia, Fernanda e Lucília e as atividades contaram com a colaboração do instrutor Cesinha Prado.