Valor Econômico
Por Fernando Taquari e Raphael Di Cunto | De São Paulo
A pesquisa Ibope divulgada ontem pelo “SPTV”, da Rede Globo, confirmou o favoritismo de José Serra (PSDB) na eleição pela Prefeitura de São Paulo. Com 31% das intenções de voto, o tucano lidera a disputa municipal com folga para o segundo colocado, o ex-deputado Celso Russomano (PRB), que tem 16% da preferência do eleitorado. O resultado reflete em grande medida o recall do ex-prefeito e ex-governador junto ao eleitorado paulistano na medida em que ainda falta um mês para as convenções partidárias e muitas candidaturas e coligações não foram definidas.
O tucano, no entanto, terá de lidar com o alto índice de rejeição ao longo campanha. De acordo com a pesquisa, 35% dos eleitores afirmaram que não votam em Serra em nenhuma hipótese. O índice só é superado por Netinho de Paula (PCdoB), rejeitado por 38% dos paulistanos.
Serra minimizou o fato de aparecer na liderança ao frisar que a disputa não começou: “É muito cedo para avaliar. Todos os candidatos ainda terão muita exposição.”
O levantamento do Ibope também deve acender o sinal de alerta na campanha do pré-candidato do PT, Fernando Haddad, que está em sétimo lugar. Com apenas 3% das intenções de voto, o petista demonstra enorme dificuldade em conquistar o apoio dos eleitores. Os números também reforçam a necessidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mergulhar na campanha para alavancar a candidatura petista.
Haddad é superado por Netinho, que tem 8%; Soninha Francine (PPS), 7%; e os deputados federais Gabriel Chalita (PMDB), 6% e Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força, 5%. Carlos Giannazi (PSOL) e Flávio D´Urso (PTB) têm 1%. Levy Fidelix (PRTB) não pontuou. O levantamento anterior do Ibope foi divulgado em janeiro deste ano, mas as entrevistas foram feitas em dezembro de 2011. Os resultados ficaram comprometidos, uma vez que Serra ainda não estava na disputa.
A mais recente pesquisa do Datafolha foi realizada em março, logo após Serra anunciar oficialmente a entrada na disputa e exatamente na época em que a pré-candidatura do tucano recebeu ampla cobertura dos meios de comunicação. O ex-governador teve 30% de intenção de voto, um salto de nove pontos sobre a pesquisa anterior, enquanto Haddad ficou nos 3%.
No levantamento divulgado ontem, votos em branco e nulos totalizaram 11%, enquanto os que não sabem ou não responderam são 10%. A pesquisa ouviu 805 eleitores entre os dias 5 e 7 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TRE-SP, sob o nº 0027/2012.