Os 750 mil metalúrgicos do Estado de São Paulo estão em Campanha Salarial e, além das questões econômicas (aumento real, reposição salarial e PLR), reivindicam itens inovadores sugeridos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
Vale-cultura
As empresas poderão disponibilizar este benefício aos trabalhadores e trabalhadoras, para que eles possam adquirir bens culturais como livros, DVD’s, CD’s, ingressos para cinema, teatro (adulto e infantil) e museus, entre outros bens e atividades.
Para Miguel Torres, presidente do Sindicato, a ideia é abrir novas possibilidades para a família metalúrgica ter uma participação mais ativa na vida cultural do País. “A cultura e o mundo das artes propiciam gratificação, autoestima e uma referência existencial saudável para as pessoas, por um mundo melhor, sem preconceito, sem violência e mais bonito para se viver”.
Inclusão digital
O objetivo é conquistar nas empresas locais específicos para os trabalhadores e trabalhadoras, em seus momentos de folga, utilizarem computadores para agilizar compromissos, acessarem a Internet, informações sobre serviços e as notícias gerais e dos sindicatos.
“Pretendemos garantir o acesso ao conhecimento, a uma comunicação rápida e barata e à melhoria da qualificação profissional dos trabalhadores, que poderão ter ajuda de profissionais da área no acesso à Internet e a outros recursos da informática”, comenta Miguel.