VI Jornada Mundial para o Trabalho Decente será no dia 7

FONTE: CSA

A CSA (confederação Sindical dos Trabalhadores (as) das Américas) convoca para a VI Jornada Mundial para o Trabalho Decente. No próximo dia 07 de outubro, o movimento sindical global celebra novamente esta Jornada.

Américas têm sido a região que nos últimos anos têm feito mobilizações com maior contundência para protestar contra as crises econômicas e financeiras internacionais, que têm servido de pretexto para precarizar as condições de trabalho, evitando com isto a piora da qualidade de vida de milhões de trabalhadores e trabalhadoras.

O tema deste ano é  “Construindo o poder dos trabalhadores”, que significa principalmente organizar, organizar e organizar os trabalhadores, conforme comunicado do secretário-geral da CSA, Victor Baez.

O objetivo da CSA é continuar a mobilização e convoca todas suas afiliadas e organizações fraternas para que no dia 7 de outubro sejam feitas o maior número de manifestações possíveis em todo o mundo.

Igualmente informamos que a CSA iniciou uma Campanha Continental pela Liberdade Sindical, Negociação Coletiva e Autoreforma Sindical para contribuir com a promoção dos objetivos estratégicos da agenda do trabalho decente, conforme assinala a Declaração de Justiça Social para uma Globalização Equitativa do ano de 2008 e em particular em defesa da promoção dos princípios e direitos da liberdade sindical e da negociação coletiva, pilares fundamentais do Trabalho Decente, ratificados nas Convenções 87 e 98 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), entre outras.

A Campanha Continental visa sensibilizar as trabalhadoras (es), líderes sindicais, políticos, empresários, sociedade civil e opinião pública, sobre a necessidade de respeitar e fazer cumprir os princípios e direitos fundamentais das Convenções 87 e 98 e facilitar as iniciativas estratégicas de auto- reforma das organizações sindicais: incremento positivo das taxas de sindicalização; extensão da cobertura e ampliação do conteúdo da Negociação Coletiva; fortalecimento das estruturas setoriais/territoriais e maiores níveis de unidade sindical.

É neste sentido que a Campanha pretende dar um apoio mais forte às atividades que o movimento sindical está organizando para demandar Trabalho Decente no dia 07 de outubro.