Agora
Ana Magalhães
O Senado deverá votar somente no final do mês o reajuste para os aposentados que ganham acima do salário mínimo (R$ 510, hoje) e o fim do fator previdenciário. A MP (medida provisória) 475, que trata dos dois assuntos, foi aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados mas ainda não chegou ao Senado. Além disso, há outras três medidas provisórias trancando a pauta de votações da Casa.
O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), afirmou ontem que há um acordo entre os líderes da Casa para votar o reajuste dos aposentados somente no dia 25 de maio. “O plano é votar duas MPs na semana que vem, e a do reajuste dos aposentados, entre os dias 25 e 26 de maio.” Segundo o líder, nesta semana, ocorrerá a votação de autoridades, como embaixadores e diretores de estatais.
No entanto, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse acreditar que a votação poderá ocorrer na semana que vem. “Se tiver acordo, votaremos antes. Se a Câmara mandar a MP nesta semana, teremos chance de votar na semana que vem.” Ele afirmou também que o Senado aprovará o reajuste de 7,7% que passou na Câmara.