Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Insanidade Econômica

Nota da Força Sindical sobre o aumento da taxa Selic

“A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) de aumentar a taxa Selic de 9,25% para 10,75% ao ano é uma perversidade com os trabalhadores. O termômetro dos tecnocratas tem se mostrado extremamente frio com o setor produtivo, que gera emprego e renda, mas com uma temperatura agradável para os especuladores.

Esta decisão está em descompasso com a perspectiva de crescimento expressivo da economia brasileira. A aplicação desta política restritiva, por parte das autoridades monetárias, prejudica muito os menos favorecidos economicamente, contribuindo para o aumento da miséria no País.

Vale lembrar que a Selic funciona com uma referência para todo o sistema de crédito do País, sendo que os bancos públicos e privados devem acompanhar o movimento da Selic, restringindo o crédito, o consumo interno e a produção.

Acreditamos que o País precisa manter o compromisso com o desenvolvimento, o emprego, a geração de renda e a qualificação profissional, com taxas juros menores. Mas, infelizmente, o Copom insiste em impor um forte obstáculo ao desenvolvimento do País.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes